Publicado em

PÁSCOA NA SUÉCIA

 

 

Páscoa na Suécia.

Aqui na Suécia, a Páscoa é festejada de uma maneira um pouco diferente de Portugal e os suecos vivem-na intensamente com muitas tradições que eu vos vou mostrar e explicar!

Comemorar a Páscoa é sinônimo de feriado prolongado. O feriado começa na sexta e termina na segunda. Os suecos aproveitam esse período para viajar para  as suas casas de campo, descansar e celebrar com a família. E para alguns também aproveitam para viajar para outros países apesar dos preços  das viagens serem elevados nesta altura.

pascoa na suecia

O  ovo e os pintainhos são tratados como assuntos sérios, tanto na decoração como na culinária. Casas, lojas, restaurantes, supermercados também enfeitam no espirito da páscoa, e por isso mesmo é que eu digo que eles vivem esta altura do ano muito intensamente…

pascoa na suecia

Os famosos ovinhos de chocolate e as amêndoas não fazem parte das tradições suecas. Por cá compra-se papelão em formato de ovo e recheia-se com gomas, bombons e barrinhas de chocolate.

pascoa na suecia

DECORAÇÕES

Os suecos na Páscoa enfeitam ambientes, janelas e jardins com ovos, galinhas, pintainhos, e penas de diversas cores.

pascoa na suecia

pascoa na suecia

As famosas flores que os suecos utilizam para enfeitar a casa na Páscoa são estas e ficam lindas nos centros das mesas e também junto às janelas.

As famílias reunem-se e divertem-se com os filhos. Pintam ovos juntos com os pais e avós. Este é um passatempo tradicional passado na páscoa e que as famílias adoram fazer.

BRINCADEIRAS

Depois temos as brincadeiras infantis como ir à caça dos ovos da páscoa, as famílias escondem os ovos e as crianças procuram pela casa fora.

Outra brincadeira é as crianças vestirem-se de bruxa e irem bater à porta dos vizinhos a desejar uma páscoa feliz “GLAD PÅSK” e entregar umas cartinhas que pintaram e fizeram sozinhas para depois receberem gomas em troca. É bastante parecido com o nosso “pão por deus” no dia das bruxas. Na quinta-feira as meninas usam saia longa ou vestido, avental, lenço colorido na cabeça e pintam a bochecha de vermelho com pintinhas pretas.

COMIDA TRADICIONAL NA PÁSCOA
Depois temos a comida, um almoço tradicional de Páscoa que é composto por um buffet de comidas diferentes e também se costuma comer a mesma comida no Natal e no chamado “Midsommar”. Uma grande variedades de conservas de “SILL” que é peixe cru, salmão curado e tentação de Jansson (batata, cebola e anchovas em conserva cozidas em creme), faz-me lembrar um pouco o nosso bacalhau com natas. Depois temos os ovos cozidos, as salsichas, as almondegas, batatas cozidas e gratinadas, diferentes tipos de fiambre e várias qualidades de pão.  A mesa é frequentemente colocada como um tradicional “smörgåsbord”, tradizindo significa “mesa de sandes”. 
Bebidas que não podem faltar na mesa são a nossa coca cola mas com um sabor especial e chamam de “PåskMust”. Depois temos os Snaps que são com álcool e aqui os suecos bebem em copos de shot conforme vão cantando canções tradicionais a mesa para brindarem e beberem até ao fim. 

 

E pronto, chegamos ao fim de mais um post.

Espero que tenham gostado de conhecer umas tradições suecas. Digam aqui nos comentários o que acharam?
BOA PÁSCOA – GLAD PÅSK!! 
ACBeautyMakeup
Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *